Seu Cão Morde e Rói Tudo Que Encontra Pela Frente?


Podemos evitar que os cães desenvolvam esse hábito de destruição, começando a educá-los desde filhotes, pois nessa fase os cachorrinhos tendem a usar muito mais a boca, já que estão descobrindo um mundo novo e podem estar com sua gengiva irritada por conta da troca dos dentes. Então, aproveitamos essa fase para induzir e estimular os peludos a morder seus próprios brinquedos, disponibilizando objetos de texturas e tamanhos diferentes. Além disso, podemos colocar alguns brinquedos no congelador, para oferecer uma opção que ajude a aliviar a coceira da gengiva.

A melhor forma de fazer o cachorro parar de destruir e de morder o que não deve é dar mais oportunidades para ele morder, roer, destruir o que deve, redirecionar o comportamento indesejado para coisas que ele pode morder. E, ao mesmo tempo, não deixar que ele morda, roa, mastigue, destrua coisas que não pode.

– Oferecer brinquedos resistentes. Ossos especiais que duram quase a vida toda, brinquedos educativos. Existem muitas opções no mercado.

– Escolher brinquedos seguros, que não tenham materiais tóxicos, e tome cuidado para não serem engolidos. Se o brinquedo oferecer algum risco pequeno, sempre supervisione enquanto ele estiver brincando.

– Retirar coisas que ele não deve morder ou destruir do local que o cachorro fica. Se você não tiver como fazer isso, às vezes é mais fácil manter o cachorro em um outro lugar, seguro e sem brinquedos que ele pode destruir ou se machucar. E ele só vai poder sair desse lugar se alguém estiver supervisionando ele. Isso até o problema melhorar, aí é vida livre novamente.

Os cães adultos também podem desenvolver esse hábito, mas as causas para esse desvio comportamental podem ser as mais variadas. Por isso, devemos investigar com cuidado o que está levando nosso amiguinho a destruir as coisas dentro de casa, para que possamos diminuir a frequência desse comportamento e/ou direcionar o hábito para outros objetos. Dentre as causas mais comuns para os problemas que envolvem mordidas e destruição, podemos destacar tédio, ansiedade e transtornos alimentares.


Confira os melhores mordedores para seu cão!

Comentários