Entenda Porque Não é Recomendado Dar Um Pet de Presente.


   Com a chegada do Natal e a corrida pela escolha de algo especial, a ideia de presentear alguém, principalmente as crianças, com um pet é muito atrativa. Mas é preciso ter em mente que um pet traz muitas responsabilidades, tanto financeiras quanto emocionais. Por isso é importante levar tais aspectos em consideração, já que se trata de um compromisso de longa data.

Dar um pet de presente é a principal porta de entrada dos animais de estimação nas famílias brasileiras. A porcentagem dos tutores que foram presenteados são 44% com cães e 31% com gatos, de acordo com dados da Comissão de Animais de Companhia (COMAC).

Confira algumas dicas de planejamento antes de presentear alguém com um cão ou gato.

Qual perfil de pet é o mais recomendado?

Cada gato e cão é diferente. Seu tamanho, idade, níveis de energia e temperamentos podem afetar a dinâmica familiar. Consultar um médico veterinário é um recurso chave para a busca por informações confiáveis. Eles podem, até mesmo, recomendar criadores, ONGs e abrigos de animais abandonados que adotem diretrizes de bem-estar responsáveis.

Pense nas condições financeiras 

Ter um pet gerará gastos extras. Lembre-se que o orçamento dedicado precisa atender as despesas de rotina como, por exemplo, alimentos, brinquedos, vacinas, visitas regulares ao médico veterinário e cuidados necessários com a higiene.

Pense na rede de apoio que auxiliará nos cuidados do pet

Escolha um médico veterinário antes do seu pet chegar e pesquise por potenciais cuidadores para cuidar dele na sua ausência. É importante apresentá-los ao pet antes de contratá-los.

O presenteado terá tempo para cuidar do pet?

A guarda responsável também inclui o planejamento de cuidados do tutor. No caso de presentear os filhos, é preciso refletir se todos podem ajudar a cuidar do pet – alimentação, exercícios, adestramento e brincadeiras.

Reflita sobre como será o adestramento

Além de amor e atenção, os pets também devem passar por um processo de aprendizado. Ensinar seu cão, por exemplo, requer paciência, dedicação e persistência – e também tempo e recursos.

A casa está preparada para receber o pet?

Algumas raças precisam de mais estímulo mental e de um espaço maior, enquanto outras, são mais adequadas para ambientes menores. O espaço físico que será disponibilizado para o animal de estimação é importante. Para receber um gato, por exemplo, é necessário telar todas as janelas para evitar fugas e acidentes.


Veja essa noticia no nosso site!

Comentários