Uma das maiores preocupações de donos de bichinhos é que fiquem bem durante os períodos que precisam ficar sozinhos, entretanto, por mais que os tutores tentem assegurar o bem estar dos animais nesses momentos, alguns cães acabam sofrendo mais com a solidão do que outros e podem desenvolver comportamentos indesejados e prejudiciais.
A Pankeka separou quatro dicas básicas para não tornar um sofrimento o momento de ficar em casa.
– Treine deixá-lo sozinho aos poucos;
Uma maneira de amenizar esse problema é treinando-o desde pequeno para aprender a lidar com essa situação, pode fazer isso oferecendo um brinquedo ou ossinho.
– Aumente a atividade física;
Insira na sua rotina e na do animal a prática de atividades físicas antes de você sair de casa – seja um passeio longo ou uma brincadeira intensa. Assim, o cachorro estará com a energia mais baixa quando estiver sozinho, o que diminuirá a sensação de ansiedade para a sua volta.
– Prepare o ambiente para a sua saída;
Torne sua ausência algo legal para o cachorro. Espalhe petiscos pela casa para que ele brinque de caça ao tesouro e deixe os brinquedos preferidos à disposição. Tente sair quando ele estiver distraído e de forma natural.
– Volte para casa sem fazer festa;
Ao voltar para casa depois de um período fora, segure a vontade de fazer uma festa com o cãozinho. Evite dar muita atenção ao animal enquanto ele estiver muito agitado. Aja como se nada estivesse acontecendo e só depois que o cachorro se acalmar dê atenção para ele.
Com o tempo e paciência, seu cachorro irá entender que não precisa ficar desesperado quando você não está junto a ele e poderá até gostar de passar um tempo sozinho.
Confira Itens que irão distrair seu cãozinho enquanto estiver sozinho
Comentários
Postar um comentário