As queimas de fogos e rojões são um espetáculo tradicional nas festas de final de ano que encantam os humanos, mas, por outro lado, essa tradição assusta os pets e pode até mesmo afetar a saúde auditiva dos bichinhos.
A audição mais apurada dos pets faz com que para eles o som do estouro seja quase ensurdecedor, podendo até mesmo lesionar o tímpano e causar a perda de audição.
Tais barulhos podem causar mudanças no comportamento, como agressividade, agitação, salivação em excesso, postura encolhida, tremores, hiperatividade e até a fuga, que pode ocasionar atropelamentos.
Apesar da busca pela conscientização de que tais práticas são prejudiciais aos animais, infelizmente, muitas pessoas seguem soltando fogos nesta época do ano. Confira alguns cuidados que os tutores podem ter para minimizar o sofrimentos dos bichinhos:
Não deixe seu pet sozinho
Estar perto dos bichinhos neste momento faz com que eles se sintam protegidos. Caso seja necessário deixá-los, a dica é espalhar pela casa alguma peça de roupa, toalha ou cobertor com o cheiro do tutor.
Garanta um ambiente seguro
Para evitar fugas, ao sair, feche portas e janelas. Os felinos gostam de se esconder, para isso, o ideal é restringir o espaço colocando caixas que possam servir de abrigo a eles, principalmente em pontos altos da casa.
Ligue o som
Vale ligar TV e música com volume alto para que os pets se acostumem com o barulho; fazer sons que simulem estouro com frequência e, enquanto faz isso, procure interagir e desviar o foco dos pets.
Não é momento para punições
Esse é um momento de muito estresse para cães e gatos, portanto, nada de demonstrar indiferença ao comportamento deles. Ao invés disso, ofereça recompensas, carinho e fique sempre por perto.
Não dê medicamentos sem orientação
Evite medicar os pets sem orientação de um veterinário na tentativa de acalmá-los. Para gatos, os tutores podem espalhar feromônios pela casa; para cães, deixe ao alcance brinquedos interativos para mantê-los entretidos.
Comentários
Postar um comentário